quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Art Déco em Londrina II

   Em Londrina, na década de 30 e início da década de 40 a paisagem predominante de Londrina era constituída de construções de madeira. A partir dos anos 40, as construções de alvenaria começaram a aumentar constantemente, surgindo construções que se apresentavam com estilo Art Déco, na sua composição volumétrica e espacial.  Mas devido ao aceleramento de alguns projetos, estas acabaram sendo desfiguradas ou demolidas, sendo substituídas por outras obras mais modernas, já na década de 50 e 60.

    A influência do estilo Art Déco foi esplendorosa, muitas obras londrinenses apresentavam os traços de uma arquitetura racionalizada, como fachada recortada, contornos em frisos e geometrização das aberturas, além da platibanda ocultando o telhado em águas. 

    A primeira construção da cidade que carrega traços do estilo Art Déco foi construída na Rua Minas Gerais, em 1934, assinada pelos construtores Angelo Ferrari e Francisco Nicolela, sendo também o primeiro sobrado a ser construído em Londrina. 

   Uma “manifestação típica” que se espalhou rapidamente por todas as obras do período, concentrando - se em algumas vias como nas Avenidas Paraná e Duque de Caxias, nas Ruas Sergipe, Pernambuco e Quintino Bocaiúva  e outras localidades da cidade. Embora o número de construções de madeira fosse grande, a década de 40 foi marcada pelo aumento das construções em alvenaria, sempre com as referências do estilo Art Déco.

    

   Porém os anos 50 foram decisivos para a transformação do panorama arquitetônico da cidade, quando nela foram implantadas obras, que serviram como referências para as demais construções da época e que incorporava a idéia de progresso e desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário