quarta-feira, 22 de setembro de 2010

NOVA RUA SERGIPE – Revitalização

 O projeto de revitalização “Nova Sergipe” visa melhorar a infra-estrutura e valorizar os patrimônios históricos com o objetivo de criar um ambiente favorável às atividades comerciais, habitacionais, culturais e sociais, garantido a identidade e o valor histórico. Entre os patrimônios estão situados 9 (nove) imóveis com características do estilo Art Déco, estes que alguns se encontram escondidos atrás das fachadas e letreiros de propagandas devido à “poluição visual”.


O projeto é constituído por um grupo de entidades representativas da sociedade civil, entre eles podemos citar: ACIL, Copel, Faculdade Inesul, Faculdade Pitágoras, Instituto Acquametropole, Prefeitura (Codel, Secretaria do Ambiente, Secretaria da Cultura, Ippul e CMTU) PUC – PR  , Rede Massa, Sebrae, Senac, UEL e Unopar.

Antes de elaborar as proposta do projeto, o grupo apontou as principais “fraquezas" da rua. Entre elas, estão a fachadas deterioradas e a “poluição visual em detrimento do valor histórico”. Também foi registrada a falta de manutenção das calçadas e das redes elétricas e de esgoto e a presença ostensiva do comércio informal, além do “trânsito caótico”, e da falta de segurança.  A equipe ainda considerou ser necessário melhorar a qualidade do atendimento aos clientes do comércio local. Depois de feito isso o relatório com as principais "fraquezas" foram lançadas as principais propostas do projeto, dentre as ações desenhadas pelo grupo estão: melhorar o visual e a infra-estrutura da rua, identificar e preservar os imóveis com valor histórico, restaurar as fachadas e incentivar o turismo e as atividades de lazer e cultura no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário